Luiz de Mendonça apresentou os 4Fs da matéria prima originária do Brasil – Food, Feed, Fiber e Fuel – e destacou como a macaúba representa o futuro dos biocombustíveis com baixa emissão de carbono.
Direto da COP28, em Dubai, o CEO da Acelen, Luiz de Mendonça, apresentou no Abu Dhabi Sustainability como a macaúba será uma das líderes da transição energética e parte integrante do futuro dos biocombustíveis com baixa emissão de carbono. “Quero apresentar aqui essa pequena planta originária do Brasil, a macaúba: ela pode resolver o problema de matéria-prima para a questão dos combustíveis renováveis”.
Mendonça explicou que a macaúba é o que se chama de matéria-prima 100% utilizável porque engloba os 4Fs – Food, Feed, Fiber e Fuel – e é totalmente sustentável social, econômica e ambientalmente. Outro destaque do projeto, de acordo com o CEO, é o impacto na agricultura familiar da Bahia e na formação do ecossistema de parceiros estratégicos, como universidades brasileiras e o Instituto Alemão Freunhofen.
Mendonça também afirmou que os investimentos da Acelen são de mais de USD$ 2.5bi nos próximos anos para a produção de combustíveis renováveis e que este é um projeto único e transformador, que marca o protagonismo da empresa na transição energética. Ele destacou ainda a geração de mais de 90 mil postos de trabalho diretos e indiretos e a redução de até 80% as emissões de CO2 se comparado ao combustível fóssil.
Confira a apresentação em inglês